Historia com Farinha

Após Dilma ser anunciada como reeleita as redes sociais como o facebook, whatsapp e twitter viraram o maior muro das lamentações virtual do Brasil, uma imensa quantidade de vídeos e textos acusando os eleitores da presidenta de burros e passa fome tomou conta desses espaços, outras postagens apresentavam um tom ainda mais ofensivo e preconceituoso.
.
O que esta acontecendo a meu ver é uma imensa expressão do direitismo intolerante da sociedade brasileira que estava no armário, escondidos por traz do discurso “mudança” e de que o “gigante acordou”, e que agora estufa o peito e apresenta o seu principal inimigo o eleitor que recebe a bolsa família.
.
Sou um fiel acompanhador das eleições no Brasil, e nunca tinha visto uma tão comentada como essa, as redes sociais tiveram um grande papel nisso pois influenciaram diretamente na formação de opinião de boa parte dos eleitores e na maioria das vezes com informações falsas.
.
A massificação das campanhas aconteceu no mundo real e principalmente no virtual, não se discutia o pleito com base em ideias, propostas e projetos. As eleições foram discutidas como se cada candidato fosse um time de futebol e os eleitores membros de torcidas organizadas, o que representou a volta triunfante do ufanismo nacionalista as rodas eleitorais.
.
Creio que os partidos políticos ficarão mais atentos a esse novo tempero que a política brasileira recebeu, porém devo lembrar que o placar dos campeonatos de futebol não é decidido pelos jogadores que estão no campo e sim pelos cartolas que estão nos camarotes.
.
Gostaria principalmente de alertar os militantes dos movimentos sociais no Brasil, pois nesse novo esquema tático os jogadores serão os movimentos e os cartolas os partidos políticos. Parece que finalmente o século XXI começa a mostrar a sua cara e a sua personalidade e os movimentos sociais devem encontrar o seu espaço nesse novo mundo ou serão engolidos por essa conjuntura.
.
Com todo o respeito aos meus amigos petistas a era PT não é dos trabalhadores e tão pouco da esquerda brasileira, esse período esta qualificado como o estado do bem estar social que busca levar alento aos miseráveis. Ao dar esmola à criança que trabalha no semáforo você é responsável pela exploração do trabalho infantil, logo, se o governo investe em bolsas compensatórias e não constrói uma política pública de superação da pobreza ele é responsável por gerar mais pobreza.

Agora gostaria de dar um toque aos eleitos do PSDB que estavam ansiosos por mudanças, a base do governo Dilma, que foi eleito agora nesse ultimo domingo, é a antiga base do PSDB na era do FHC. O discurso da alternância tão defendido nesse processo é tão sólido como a água no estado gasoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: