Historia com Farinha

A Saga Star Wars revela-se como um bom parâmetro para entendermos o que está em jogo nesse 2º turno para as eleições presidenciais no Brasil.

O capítulo I dessa série apresenta os Jedi como exemplo de guerreiros altruístas e os Sith como egoístas. Acreditando não existir mais a ameaça da volta dos Sith alguns Jedi começam a ficar soberbos e a se impor como soberanos frente às políticas da república. Isso faz com que vários grupos se revoltem contra os valores republicanos e conspirem contra os jedi, o que não se esperava era que o Lord Dart  Sidious estivesse por traz de todas essas ações.

Partindo desse exemplo quero retomar a memória sobre o PT da década de 1990, um partido que se apresentava como o mais combativo da sociedade, onde suas lideranças eram tão reverenciadas ao ponto de serem chamadas de “quadros” da política brasileira. Esse partido chega a presidência no início do século XXI, a partir de então vários dos seus “quadros” assumem ministérios e cargos estratégicos no governo. Com o poder na mão e com a aprovação de 85% dos brasileiros, boa parte desses quadros passam a ter as mesmas práticas dos grupos que lhes antecederam no poder.

No primeiro momento, assim como na saga Star Wars, isso não se apresenta como um problema sério, as dificuldades são superadas por acordos internos de delação. Mas num segundo momento começa as conspirações e as revoltas contra as velhas práticas, que estão com novas roupagens, e assim os Jedi ressuscitam os Sith.

O 2º Turno dessas eleições de 2014 representam um clássico da república brasileira pós ditadura militar e acredito, independente de quem vença, que é necessário e urgente retomarmos a compreensão dos caminhos da força, ou melhor, da correlação de forças!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: