Historia com Farinha

Iniciando as atividades do PCE/FAPEAM na Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva, realizamos encontros formativos para apresentar os objetivos e metas do projeto. Esse momento foi pensado para fazer com que a comunidade educativa compreendesse a importância dessas atividades no seio do ambiente escolar.

O Programa Ciência na Escola financia projetos que visam trabalhar a alfabetização cientifica no ensino básico da rede pública do Amazonas, assim, nosso primeiro encontro reuniu os professores para conhecerem a metodologia do projeto e os alunos bolsistas.

O tema do nosso projeto é “A construção da identidade de sujeitos históricos a partir de atividades e dinâmicas sócio- interacionista” e tem por objetivo analisar a influência dos jogos e atividades no processo de aprendizagem da história no 9º ano do fundamental.

Essa não é a primeira experiência do programa na escola, em 2013 desenvolvemos um projeto ligado a produção de áudio visual, onde selecionamos além dos habituais alunos bolsistas outros voluntários o que provocou muitas mudanças no seio da comunidade educativa.

 

Apresentando o projeto para os professores

Ao iniciar o encontro de apresentação do projeto do PCE 2014 ficou claro que os professores ainda não se sentem envolvidos pela proposta do programa, muitos inclusive questionaram os critérios de seleção para alunos bolsistas e voluntários. Boa parte entende, que esse tipo de projeto só pode ser realizado por alunos de excelência, que deveriam ter as seguintes características:

  • Comportamento impecável.
  • Notas azuis.
  • Aceitar ordens sem questionamentos.
  • Aceitar as metodologias de aula sem reclamar.
  • Que entendam os conteúdos da mesma maneira que os professores explicam.

Discordando dessa perspectiva apresentamos uma visão de que a escola pública não foi feita para ter suas turmas repletas desse tipo de aluno e que para inovar nessa nossa realidade é necessário pensa-la sem romantismo e com o estudante real e não apenas o ideal. O saldo desse primeiro encontro foi de que ainda é um desafio muito grande pensar a inovação educacional na atual realidade da escola pública em Manaus.

Anúncios

Comentários em: "PCE_FAPEAM/2014: Diário de um projeto parte 01" (3)

  1. Ariane Santos disse:

    Parabéns professor pelo projeto!

  2. Ariane Santos disse:

    Tive o desprazer de ouvir comentários de colegas sobre qual seria o nível de capacidade intelectual que meus alunos teriam para realizar o projeto. Porém sempre acreditei e todos dependente de suas dificuldades.
    Vamos que vamos, com competência e dedicação.

    • Oi Ariane Santos, compartilho da mesma ideia que a sua… Acredito que a sala de aula é um campo de disputa de ideias, nós professores puxando o cabo pra uma leitura mais crítica e coerente da sociedade e do outro lado um mundo consumista e neo liberal que quer transformar a mente dos nossos estudantes em carne moída. Pena que boa parte de nossos colegas se abstêm dessa disputa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: