Historia com Farinha

Pela segunda vez, os filmes listados para exibição dentro do movimento pela recuperação da memória dos anos da ditadura militar brasileira e latino-americana serão exibidos na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Este ano, o evento denominado “Cinema Pela Verdade”, criado pelo Instituto Cultura em Movimento em parceria com o Ministério da Justiça, e desenvolvido na UFAM pelo Cine & Vídeo Tarumã, traz as ficções estrangeiras “Infância Clandestina”, do argentino Benjamin Ávila, e “No”, do chileno Pablo Larraín, e os documentários brasileiros “Eu Me Lembro”, de Luiz Fernando Lobo, e “Marighella”, de Isa Grinspum Ferraz. As sessões ocorrem de 09 a 12 de julho, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Desde o ano passado, o evento reúne convidados especiais para, após a exibição, tecer comentários sobre a obra cinematográfica e o tema abordado. Este ano, na UFAM, as sessões serão debatidas pelos professores Osvaldo Coelho, Francisco Jacob e Nereide Santiago, além do escritor e dramaturgo Márcio Souza.

Na terça-feira, 09, a partir das 9 horas, o filme a ser apresentado é o argentino Infância Clandestina, de Benjamin Ávila, que foi o representante daquele país a concorrer ao Oscar 2013. O filme narra a história de Juan, em 1979. Ele, como seus pais e seu tio, leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. O convidado para comentar e debater o tema é o professor aposentado da UFAM Osvaldo Coelho, filósofo e hoje um dos coordenadores do movimento “Educar Para a Cidadania”.

Também às 9 horas, no dia 10, quarta-feira, será exibido o documentário nacional Eu Me Lembro, de Luiz Fernando Lobo. O filme registra os cinco anos das Caravanas da Anistia pelo país e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça por meio de imagens de arquivo e de entrevistas. O filme foi exibido no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2012. O professor da UFAM Francisco Jacob, educador e sindicalista, será o debatedor nesse dia.

No dia 11, quinta-feira, às 15 horas, será a vez de outro documentário brasileiro – Marighella, de Isa Grinspum Ferraz -, ganhador do prêmio de Melhor Filme na Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em 2012. O documentário faz o resgate da figura emblemática de Carlos Marighella, considerado o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Líder comunista e parlamentar, Marighella enfrentou o período de repressão da Era Vargas e durante a ditadura militar dos anos 1960-80 foi preso, torturado e morto, tornando-se famoso por liderar a guerrilha e redigir o Manual do Guerrilheiro Urbano. Neste dia, para comentar a vida política de Marighella, participará o escritor e dramaturgo Márcio Souza.

Finalizando a mostra “Cinema Pela Verdade – edição 2013”, será exibida a ficção calcada em fato verdadeiro e marcante da realidade chilena – No – Adeus, Sr. Pinochet, de Pablo Larraín, também às 15 horas. Exibido no Festival de Cannes em 2012 e concorrente ao Oscar 2013 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a película aborda, em trama ficcional os momentos cruciais da história política recente daquele país. Em 1988, pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Líderes do governo contratam René Saavedra, interpretado pelo ator Gael García Bernal, para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos, Saavedra consegue criar uma campanha consistente pelo “Não”, que ajuda o país a se ver livre da repressão governamental. A debatedora desse dia é a professora da UFAM Nereide Santiago, que é também encenadora e dramaturga.

O Cine & Vídeo Tarumã é um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM e tem suas sessões acontecendo semanalmente no Auditório Rio Negro, do ICHL, no Setor Norte do Campus Universitário. Todas as sessões são gratuitas e abertas a todas pessoas da comunidade manauara.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: