Historia com Farinha

Com o objetivo de fortalecer o diálogo e a cooperação entre as diferentes formas de organização, representação e participação da sociedade brasileira, o canal futura com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e a colaboração da The Communication Initiative realizaram no ultimo dia 10 o Seminário Internacional: Por que Pobreza?

A primeira parte da programação foi a apresentação do projeto, com Lúcia Araújo(canal Futura), Don Edkins(Steps International), Warren Feek (The Communication Initiatives) e Marcelo Cortês (IPEA e Ministro interino da SAE).

A Educação no enfretamento da pobreza

Lucia Araújo, Gerente Geral do Canal Futura, explica que esse projeto surgiu ano passado na ONU e tem parceria com a fundação Ford e Bill Gates e as discussões levantadas no Seminário darão suporte à construção de um material pedagógico que pretende facilitar a professores e lideranças o entendimento das questões da pobreza no Brasil, sempre relacionando-o com seu pares na América Latina.

Antes dessa edição foram realizados 4 fóruns regionais entre os meses de março e abril, nas cidades de São Paulo, Manaus, Curitiba e São Luís. Esses fóruns propuseram abordagens e complexidades locais e temas para serem abordados no Encontro com os interlocutores e nortearão o material da Maleta  A intenção é que os educadores possam posicionar-se criticamente diante dos problemas de enfrentamento à pobreza.

O Cinema no enfrentamento da pobreza

Dom Edkins(documentarista, produtor de filmes e Diretor do Steps International) diz que o antes do “por que pobreza?” o primeiro questionamento foi “por que democracia?” e a idéia de trabalhar com o tema da pobreza não é na perspectiva da caridade, mas abordar as questões estruturais.

“Fizemos um debate internacional com novos cineastas que trabalham com esse tema para tratar a realidade daqueles que superam essa condição, venho da África do Sul e para mudar a nossa realidade acho muito importante observar outras realidades”.

Apresenta como um grande desafio para esse projeto a produção de um longa metragem sobre esse tema na América Latina e daqui pra setembro espera superar-lo.

As mídias no enfrentamento da pobreza

Representando a The Communication Initiatives, na condição de diretor-executivo, Warren Feek explica que as mídias nos ajudam a interrogar o “por que pobreza?”. Visto que sua organização é uma parceria de outras 26 organizações de desenvolvimento que visa apoiar as pessoas e organizações que usam mídia e comunicação de estratégias de desenvolvimento para tratar de questões de desenvolvimento social afirma.

“Não pretendemos superar a pobreza mais fazer que a sociedade se questione sobre como enfrentar essa realidade e as questões educacionais apontadas pelo canal futura são fundamentais.”

Durante sua apresentação deixou marcado que as mídias não combatem a pobreza diretamente, mas, despertam os olhares da sociedade civil, dos movimentos sociais, do governo e da comunidade internacional a cerca do tema funcionando como formadora de opinião.

Brasil e o retrato da pobreza

Marcelo Cortês, presidente do IPEA e Ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ao falar quando representante do governo brasileiro disse:

“O Brasil é um certo retrato do mundo, uma boa maquete, por isso é fundamental que esse encontro esteja acontecendo aqui”.

Explica que há algum tempo atrás José de Castro, fundador da FAO, ficou conhecido mundialmente pela sua obra Geografia da fome onde se perguntava “Por que tem gente passando fome?”. Analisa que esse questionamento veio incomodando vários pensadores mundo a fora mais que o Brasil é pioneiro na discussão e na busca de resolução. Além disso, aqui se encontra uma ampla diversidade de povos dos mais variados espaços do planeta.

O evento também promoveu as seguintes mesas de debate: Por que pobreza? e a Educação; Infância; Juventude; Mulher e Tecnologias Sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: