Historia com Farinha

Bolsistas do projetoIniciando as atividades do PCE na Escola Municipal Arthur Engrácio a equipe do projeto “Sujeito Histórico” passou por uma bateria de oficinas tendo como objetivo o entrosamento dos bolsista e diagnóstico sobre suas habilidades e competências na área de ciências humanas.

Ao todo foram realizadas sete oficinas com as seguintes temáticas: A construção coletiva do rosto; O que espero desse projeto; Escultura viva; A família na construção da identidade; Sexualidade na adolescência e Comunicação não verbal – “Quando a boca cala o corpo fala!”.

Em cada uma dessas oficinas os bolsistas foram observados quanto à aplicação em ações práticas de suas habilidades e competências, já que, a proposta do projeto é produzir um vídeo documentário sobre a construção da Identidade.  Jonas Araújo, coordenador do projeto, explica o motivo da escolha dessas temáticas para as oficinas.

“…Quando escrevi o projeto pra enviar ao Programa Ciência na Escola da FAPEAM, estava muito incomodado com o auto índice de conflitos presentes na comunidade em torno da escola e o que mais me espantava era a total falta de iniciativa para por um fim naquilo. Ao mesmo tempo, no ano passado, ganhou eco em todo o Brasil a idéia de  que para atingir as metas na educação é necessário priorizar o ensino da  língua portuguesa e da Matemática. Em função de tudo isso ao escolher essas temáticas para as oficinas a idéia foi apresentar aos bolsistas  uma história que busca entender o presente nas suas mais diversas contradições”.

Em síntese as oficinas buscaram demonstrar a importância das Ciências Humanas na educação partindo do ponto de vista da História. Após essa rodada de atividades os bolsista, que agora contam com apoio de voluntários, estão organizando uma oficina sobre Protagonismo Juvenil e Cidadania que ocorrerá na próxima segunda feira na Biblioteca da escola.

Anúncios

Comentários em: "PCE: Inicio das atividades do projeto “Sujeito Histórico” na escola municipal Arthur Engrácio." (4)

  1. Arline de Souza e Silva (Line Engrácio) disse:

    Eu peço pela memória de meu pai “Arthur Engrácio” que colcocassem mais artigos sobre a Biblioteca Polo Arthur Engrácio, para compartilhar no facebook. Divulgassem mais fotos do escritor, fazendo comentários de suas obras literárias. Fica aí a minha dica. Resgatassem, as imagens, quando ele assumiu o Conselho Cultural do Estado, na época, o então Governador “Amazonino Mendes”.

    • Arline só tenho uma coisa a dizer é um ENORME prazer saber disso! Seu desafio acaba de ser aceito, sou professor de História na escola municipal que leva o nome do seu pai. Se você tiver tempo para realizar uma visita a escola podemos organizar uma atividade com os estudantes ainda esse ano. Estamos com um projeto de produção de curtas metragens, quem sabe podemos transformar alguns contos dele em filmes.

    • Arline de Souza e Silva (Line Engrácio) disse:

      Adorei saber disso! Vou organizar o meu tempo, para tirar uma folga, para visitar a Escola e Biblioteca, na qual recebeu o nome do meu saudoso pai “Arthur Engrácio”. Que alguns dias atrás, pensei nesta possibilidade, de visitar aí, eu e minha mãe, a viúva e Profª Ana Silva. Aguarde que vou voltar, a me comunicar com você, caro Prof Jonas Ojuara
      .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: