Historia com Farinha

Forum de politicas publicas do Iranduba

Por: David Franklin da Silva Guimarães Pastoral da Juventude – Regional Norte 1 Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Amazonas
e-mail: davidguimaraes2009@hotmail.com

Nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2013 foi realizado em Iranduba/Amazonas, a Assembléia de Criação do Fórum Popular de Políticas Públicas de Iranduba – Luzes de Lamparina (FOPPOPILL). O evento ocorreu na Câmara Municipal de Iranduba e contou com a participação de cerca de 60 pessoas. A Assembleia contou com a participação de várias lideranças sociais do município de Iranduba e com a presença marcante da juventude.

A consolidação do FOPPOPILL se deu a partir do processo de Formação Política da Juventude ocorrida em Iranduba desde janeiro de 2012, processo este que teve como resultado a criação do Plano Popular de Governo de Iranduba, proposta construída com a participação de representantes de várias comunidades e assinado como compromisso por todos os candidatos prefeitos inclusive o eleito, em Assembleia na Câmara Municipal no inicio de setembro de 2012. A Formação Política da Juventude de Iranduba teve como organização o Coletivo Jovem de Meio Ambiente, Pastoral da Juventude e União Municipal dos Estudantes Secundaristas, ambas organizações do município de Iranduba, com assessoria da Rede Cidadã de Educação (RECID).

A principal meta do Fórum é a articulação entre as diferentes organizações da sociedade civil de Iranduba e pessoas interessadas para a construção de uma cidade mais justa e humana. O Fórum conta com a adesão inicial das seguintes organizações: Área Missionária Nossa Sra de Aparecida, Pároquia São João Batista, Pastoral da Juventude, Pastoral Carcerária, Comitê 9840 de Corrupção Eleitoral de Iranduba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iranduba, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Coletivo Jovem de Meio Ambiente, União Municipal dos Estudantes Secundaristas, Ordem Demolays, Associação de Pais e Mestres da Escola Isaías Vasconcelos, Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e a Rede Cidadã de Educação.

Na Assembleia foi discutido e aprovado o regimento interno do Forum, bem como o calendário de assembléias deste ano. As Luzes de lamparina terão como instrumento de trabalho o Plano Popular de Governo de Iranduba, construído no processo de Formação Política da Juventude. O Forum terá como base 4 Núcleos para execução de seus trabalhos, são eles: Núcleo do Comitê 9840, Núcleo de Formação Popular, Núcleo de Apoio as Comunidades Rurais eNúcleo de Direitos Humanos. Inicialmente a meta principal do Fórum será o fortalecimento dos seus núcleos para que os mesmos se consolidem em seus focos de atuação.

O Fórum Popular de Políticas Públicas de Iranduba – Luzes de Lamparina surge da necessidade que Iranduba tem de participação popular nas decisões políticas do município. Essa interaçao entre os diversos movimentos e organizações pretende ser um forte instrumento de fiscalização, formação, deliberação e emponderamento das políticas públicas em Iranduba. É com coragem e audácia que o FOPPOPILL deseja ser luz em meio arealidade política do município de Iranduba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: