Historia com Farinha

Conta perversa

“Eu fiz uma conta perversa, claro que não serve, imagine um professor de história fazendo conta de matemática, mas essa faço questão de compartilhar com vocês…”

O filme tropa de Elite 2 apresentou nas telas do cinema uma visão sobre a política brasileira pouco retratada no cotidiano escolar mas que está presente nas  grandes cidades do Brasil, e claro, não seria diferente em Manaus. Por isso ao tratar do conteúdo de República no Brasil, sempre é bom relacionar a República Velha e República Nova  com a República Atual.

Trabalhar com esse filme no 9 ano é uma boa pedida pois é nesse período que a disciplina de História trabalha com noções e conceitos relacionadas a:

Cidadania, relações de poder; cidade-estado; direitos; relações temporais; burguesia; democracia; movimento popular; iluminismo; revolução; direitos (liberdade, igualdade, direitos sociais);  Estado; posse e propriedade; movimento social: greve; capital; capitalismo; socialismo; anarquismo; trabalho; trabalho infantil; .

É nesse período que também se trabalha habilidades de:

  • Estabelecer relações temporais entre diferentes épocas, entre acontecimentos e contextos históricos.
  •  Ler, interpretar e produzir textos, utilizando diferentes linguagens (imagens, documentos escritos e visuais, textos históricos, mapas, etc.).
  • Pesquisar e coletar dados em diferentes fontes.
  • Perceber as diversas formas de organização das sociedades, formas de dominação, conflitos e confrontos decorrentes e ser capaz de posicionar-se a respeito.
  • Distinguir diferentes versões para um mesmo acontecimento – pontos de vista/ interesses.
  • Utilizar o conhecimento histórico para assumir compromissos, atitudes éticas e posicionar-se diante de questões referentes à cidadania e à dignidade humanas.

Como atividade para avaliar essas relações, os ESTUDANTES  do 9º Ano da EMEF Arthur Engracio, deverão responder as questões abaixo e participar de um debate em sala de aula com o tema “A corrupção na política republicana brasileira”.

 ATIVIDADE DE SÍNTESE SOBRE O FILME TROPA DE ELITE 2

Mira Geral

1)   No filme o Coronel usa bastante a palavra “Sistema”, explique o que seria esse sistema.

 2)   O Coronel Nascimento acreditava que se o BOPE elimina-se todos os traficantes das favelas ele conseguiria acabar com o sistema, o projeto dele deu certo? Explique por que.

3)   Ao longo do filme aparece um programa de televisão chamado Mira Geral, você conhece algum tipo de programa semelhante a esse em Manaus? Explique as semelhanças e as diferenças

4)   Como você avalia a relação entre GOVERNO, MILÍCIA e SEGURANÇA PÚBLICA apresentada no decorrer do filme?

 5)   Apresente com detalhes as cenas que mais chamaram a sua atenção no decorrer do filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: