Historia com Farinha

Vinte e duas equipes de oito escolas amazonenses já realizaram inscrições para participar da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pelo Museu Exploratório de Ciências de Campinas (MC), no interior de São Paulo. No entanto, o número de participantes do estado ainda é baixo, quando comparado a outras unidades da federação.
Realizada em cinco fases on-line e uma presencial, a ONHB é uma das raras competições no Brasil na área das ciências humanas. A Olimpíada é voltada para estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, demais séries do Ensino Médio e professores de história de todo o país.

As provas são realizadas em equipes compostas por três estudantes e, obrigatoriamente, um professor de história. As inscrições acontecem até o dia 6 de agosto na página do evento. A taxa é de 15 reais para as equipes de escolas públicas e 35 reais para as equipes das escolas particulares.
Com sete equipes lideradas pela professora Irlanda Souza, a Escola Estadual Sólon de Lucena, de Manaus, tem o maior número de inscritos pelo estado do Amazonas. Número pouco expressivo quando comparado ao Ceará, com 143 equipes, ou ainda, o Mato Grosso, com 88. São Paulo está no topo do ranking, com 449. Mais de 1700 inscrições já foram realizadas por todo o país.

Em 2009, com a equipe Frateli Sisters, a Sólon de Lucena recebeu medalha de prata na competição. O colégio particular Palas Atena, medalhista de bronze, volta a participar da competição com as veteranas equipes KOL, os Manauaras e Discovery History.

Como na primeira edição, o MC custeará com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

Sobre
A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional. A 1ª edição, realizada em 2009, inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro.
A ONHB é concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
Contato:
Camila Delmondes
Assessoria de Imprensa
Museu Exploratório de Ciências
Universidade Estadual de Campinas
(019) 3521 1729 / (019) 9281 0354

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: